quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Reformulação do texto sobre a definição de blog e as suas utilizações educativas

No âmbito da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, foi-nos proposto que, a partir do comentário realizado por colegas da turma, elaborássemos a reformulação do texto, de forma a melhorar alguns aspetos negativos. Em conjunto com a minha colega Rute Nunes, turma A, uma vez que esta atividade foi realizada pelas duas, reformulámos o texto anteriormente realizado e elaborámos o comentário ao blog de colegas da turma B. Disponibilizo o texto reformulado:


Blog ou weblog, segundo Gomes (2005)  “uma página na Web que se pressupõe ser atualizada com grande frequência através da colocação de mensagens – que se designam “posts” – constituídas por imagens e/ou textos normalmente de pequenas dimensões (muitas vezes incluindo links para sites de interesse e/ou comentários e pensamentos pessoais do autor) e apresentadas de forma cronológica, sendo as mensagens mais recentes normalmente apresentadas em primeiro lugar.” (Gomes, 2005, p. 311). Coutinho (2006) ainda refere que, devido às suas ferramentas, os blogs “facilitam a criação, edição e manutenção de uma página na web.” (Coutinho, 2006).

Segundo Gomes (2005), os blogs podem ser utilizados de duas formas distintas: como um recurso pedagógico ou como estratégica pedagógica. Segundo o autor, sendo utilizado da primeira forma apresentada, os blogs podem ser um espaço de acesso a informação especializada ou um espaço de disponibilização de informação por parte do professor; como estratégica pedagógica podem assumir o papel de um portefólio digital, de um espaço de intercâmbio e colaboração, um espaço de debate – role playing ou um espaço de integração. Gomes (2005) defende que os blogs com audiência podem funcionar como um estímulo à reflexão e produção escrita, desde que exista uma orientação e acompanhamento nesse sentido, e que blogs com intuito educacionais devem ser utilizados como uma oportunidade para o desenvolvimento de múltiplas competências “associadas à pesquisa e seleção de informação, à produção de texto escrito, ao domínio de diversos serviços e ferramentas da web” (Gomes, 2005, p. 313). Através da análise dos resultados da experiência pedagógica apresentada por Coutinho (2007) que se desenvolveu a numa turma de futuros professores de Biologia e Geologia no âmbito de uma disciplina de Prática Pedagógica em que, durante um semestre, os alunos trabalharam e exploraram, do ponto de vista pedagógico e didático, diversas ferramentas da Web 2.0: blog, wiki e del.ici.ous, é possível verificar que os alunos que vivenciaram esta experiência acreditam que as referidas ferramentas têm enormes potencialidades educativas, que as mesmas ajudam a desenvolver a comunicação e a linguagem e que as pretendem utilizar nas suas futuras práticas profissionais. Coutinho ( 2007) refere ainda que os alunos envolvidos nesta experiência defendem que “as ferramentas de comunicação promovem a reflexão crítica e estimulam a criação de novas ideias, promovem também o trabalho cooperativo e colaborativo e, principalmente, a partilha do conhecimento.” (Coutinho & Junior, 2007, p. 203).

Referências Bibliográficas 


Coutinho, C. P. (2006). Utilização de blogues na formação inicial de professores:um estudo exploratório. Obtido em Setembro de 2016, de Repositório UM: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6455/1/Artigo%20blogs%20SIIE06.pdf

Coutinho, C. P., & Junior, J. B. (16 de Novembro de 2007). Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0. Obtido em Setembro de 2016, de RepositórioUM: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7358/1/Com%20SIIE.pdf

Gomes, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica . VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05. Obtido em Setembro de 2016, de RepositórioUM: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf

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